The best interface between you and your blog
águas passadas
visite no Brasil!
visite em Portugal!

segunda-feira, setembro 30, 2002


Eu ia anular, mas não dá não, viu...

ESTE BLOG APOIA CIRO...

Update de terça-feira, dia 1 de outubro. Refeitas as contas, reavaliados os candidatos e, principalmente, o ventríloquo por trás do Lula, volto pro Ciro.

.:Marcos:.:15:31 :.:


Hoje é dia do tradutor

Obrigado. :)

.:Marcos:.:15:23 :.:



CELULARES
Obsolescência programada ou incompetência?
De um jeito ou de outro, o usuário paga a conta

Meu primeiro celular digital foi um Ericsson DH618, pela ATL. Mais ou menos um ano após a ativação, o aparelho passou a apresentar problemas e em poucos meses pifou de vez. Conheci pelo menos outras três pessoas do meu círculo que tiveram exatamente os mesmos problemas. Repetindo: exatamente os mesmos problemas.

Como aquele celular antigo pesava como um tijolo, comprei outro, com mais recursos. Meu celular atual é um Ericsson T18, com pouco mais de doze meses de uso. Funcionava muitíssimo bem, inclusive para o acesso à Internet, até que um dia resolvi mudar de plano. Trocado o plano, bastou uma viagem para uma cidade vizinha, dentro da área de concessão normal da operadora, e o telefone deixou de captar o sinal. Para minha surpresa, de volta à minha cidade, o aparelho passou a ora captar, ora não captar o sinal. O problema veio num crescendo até que, agora, fica noventa por cento do tempo fora do ar.

Ao tentar uma solução junto à operadora, fui informado de que deveria procurar a assistência técnica. Lá a funcionária me contou a seguinte história:

- "Este problema é bastante típico dos aparelhos Ericsson T18 e já posso lhe informar o que é: a placa de amplificação de sinal queimou e precisa ser trocada. O serviço, a princípio, ficaria em cerca de R$ 200,00, mas fizemos uma parceria com a Ericsson que, agora, nos fornece as peças de reposição para que façamos o reparo aqui mesmo. O custo do reparo, então, fica em R$ 75,00, com três meses de garantia".

Expliquei que uso muito pouco o telefone, que fica ligado a maior parte do tempo em casa, nunca levou tombos, etc. E então ouvi a seguinte explicação:

- "Além desde defeito que vem sendo apresentado por muitos aparelhos Ericsson T18, existe ainda um outro problema que afeta a maioria dos celulares: excesso de potência no sinal emitido pelas torres de uma determinada operadora (ela disse qual...) muitas vezes queimam o amplificador de sinal dos aparelhos. Isto acontece principalmente quando a pessoa viaja de um local para outro e há a comutação das torres".

Agora, cá entre nós e o público blogueiro, se um fabricante mostra tamanha INCOMPETÊNCIA no dimensionamento dos circuitos dos aparelhos e, ainda por cima, as operadoras fazem LAMBANÇA nas configurações dos sinais, como é que ficamos?

NUNCA MAIS compro aparelhos da Ericsson. E você?


.:Marcos:.:15:18 :.:

domingo, setembro 29, 2002


Reforçando meu apoio...


.:Marcos:.:12:39 :.:


Heráldica

.:Marcos:.:00:02 :.:

sábado, setembro 28, 2002


Petrópolis - Peça musical de Steve Hackett

Era 1976 e o Genesis visitava o Brasil para uma apresentação no Maracanãzinho. Naquela época o grupo inglês era um dos mais importantes representantes do chamado rock progressivo e ainda não havia sido convertido em usina de lixo pelo chato do Phil Collins - a usina de boas idéias ainda era comandada e estrelada pelo Peter Gabriel. Mas, para frustração dos fãs brasileiros, Peter Gabriel deixou o grupo logo antes da vinda ao Brasil.

Steve Hackett, então guitarrista do grupo, acabou vindo visitar Petrópolis, trazido por alguns amigos brasileiros. Acabou conhecendo os rockeiros petropolitanos da época e chegou a tocar de brincadeira na casa de um deles. Contam que, vendo a turma babando diante de sua guitarra, parou de tocar e disse: "Não toco nada não, só estou enrolando vocês". Contam também que Mr. Hackett fez questão de dize que era assim que gostava de tocar - divertindo-se com amigos.

Se esta história é verdadeira ou não, não faço idéia. O fato é que mais tarde, em um trabalho solo, Bay of Kings, cuja capa reproduzo neste artigo, Mr Hacket batizou a sexta faixa do álbum com o nome da cidade - Petrópolis. São dois minutos e quarenta e cinco segundos de maravilhoso dedilhar no violão. Thanks, Mr Hackett.

.:Marcos:.:15:08 :.:

sexta-feira, setembro 27, 2002


De onde veio meu Pinto

Aparentemente, o primeiro Pinto reconhecido oficialmente tinha muitas qualidades e era muito gentil, mas antes dele o primeirão pode ter surgido antes do Século XIII, em Portugal. Ou pelo menos foi o que descobri neste site:

"Pinto - Sobrenome portugues primitivo, é considerado como sendo derivado de uma alcunha (apelido), metáfora ao reino animal, pesquisas feitas em documentos arcaicos de Portugal registram o uso desta alcunha antes do seculo XIII, porem oficialmente, D. João Garcia de Sousa, neto do Conde D. Mendo, foi o primeiro que teve a alcunha de Pinto, foi chamado de Pinto por suas muitas perfeições e naturais gentilezas".

Não me pergunte por que alguém dotado (epa!) de qualidades e muito gentil deve ser chamado de pinto. :)

.:Marcos:.:19:49 :.:



Blogs! no blog Rosy Feros

Além de informar sobre o livro, Rosy divulga o trabalho do CEDI envolvendo os blogs.
Com certeza, Rosy, a turma que acha que blogs são algo passageiro pode botar as barbichas de molho. Não se esqueçam que Bill Gates disse o mesmo em relaçào à Internet...

.:Marcos:.:19:19 :.:

quinta-feira, setembro 26, 2002


DEBLOCRACIA

Mais um projeto do colégio CEDI, que vem utilizando a idéia dos Blogs para incentivar a comunicação online entre alunos e professores. O Deblocracia é um blog experimental e reune os alunos em um blog coletivo com o objetivo de desenvolver o tema. A coordenadora do projeto é a professora de história Fernanda Moutinho de Almeida .
Parabéns, CEDI.

.:Marcos:.:14:38 :.:

quarta-feira, setembro 25, 2002


Rosinha desiste de processar a Internet... ou coisa parecida

Diante da forte campanha Rosinha NÃO! deflagrada na Internet, a candidata havia resolvido mover uma ação contra... contra quem?? Vai ter que processar MUITA gente. Mas pelo que vi no Repórter Mosca, já desistiu da empreitada. Acho bom mesmo. Será que ela já ouviu falar numa tal de Liberdade de Expressão?

Ou não tenho direito de dizer que NÃO QUERO essa senhora comandando o estado? Seu cônjuge já nos deu uma boa idéia do que pode ser isso...

.:Marcos:.:11:22 :.:


Trégua

Parou de chover...

.:Marcos:.:09:05 :.:

terça-feira, setembro 24, 2002


Chuva, chuva, chuva...

Há horas chove intensamente em Petrópolis, RJ.
Que Deus proteja as famílias em áreas de risco.

.:Marcos:.:20:40 :.:

segunda-feira, setembro 23, 2002


Material dos cursos do MIT online... de graça!!
Vi há pouco uma matéria na BBC World informando que o MIT está planejando disponibilizar todo o seu material online, gratuitamente, o que inclui muito, muito texto, vídeos de aulas e seminários, material multimídia, enfim, conteúdo para ninguém botar defeito. A idéia é fazer com que a Internet volte a cumprir o papel para o qual foi concebida originalmente - troca livre de informações, educação, etc.

Como informa a FAQ do projeto, os cursos do MIT propriamente ditos não serão oferecidos online, e sim todo o material de apoio desses cursos, para que as pessoas em todo o mundo, principalmente os professores, utilizem o conteúdo como material de consulta.

A data para a disponibilização pública dos primeiros cursos experimentais abertos do projeto OpenCourseWare é 30 de setembro, oferecendo inicialmente as seguintes áreas: antropologia, biologia, engenharia química, química, engenharia civil e ambiental, ciências geográficas, atmosféricas e planetárias, economia, engenharia elétrica e ciências da computação, história, lingüística e filosofia, administração, matemática, engenharia mecânica, engenharia marinha, ciências políticas e estudos e planejamento urbano.
A very good level of English knowledge is required, naturally.

.:Marcos:.:22:48 :.:


Eu também não quero!!

.:Marcos:.:09:57 :.:


Blogs! no Estadão



Sue me avisou que o livro foi citado
Thanks! :)

.:Marcos:.:09:49 :.:

domingo, setembro 22, 2002


Abobrinhas do presidente dos EUA
Não deixe de ler as pérolas americanas, lá no Terceira Base.

.:Marcos:.:11:07 :.:

sábado, setembro 21, 2002


Às vezes tenho a pretensão de ter uma leve percepção do que possa ser a realidade. Em geral tenho certeza de que não faço a menor idéia.

.:Marcos:.:23:45 :.:

quinta-feira, setembro 19, 2002


Política e Futebol por Villa-Lobos

"Futebol e política é a mesma coisa; a única diferença é que, por falta de bola, os políticos chutam uns aos outros

Frase extraída do filme Villa-Lobos, Uma Vida de Paixão.

.:Marcos:.:14:36 :.:



Ivan Lins perde o Grammy latino
Xuxa vence Grammy na categoria álbum infantil

Eu li direito? É isso mesmo?
E eu que pensava que ganhar o Grammy fosse sinônimo de qualidade...

.:Marcos:.:14:33 :.:

quarta-feira, setembro 18, 2002


Mudaram o nome, mas a ZONA continua a mesma...



Clique no banner...

.:Marcos:.:14:18 :.:


Telemar está de matar
Está cada dia mais difícil trabalhar e até mesmo atualizar este blog. A qualidade (?) dos serviços da Telemar vem degradando rapida e absurdamente nos últimos dias. Incrível. Conseguem ser piores do que quando eram estatal. Pelamordedeus, eu quero concorrência na telefonia fixa, rápido!

.:Marcos:.:10:52 :.:

terça-feira, setembro 17, 2002


Extra! Read all about it! Bush entrevistado por Mosca!

Não acredita? Pois confira AQUI!

.:Marcos:.:23:12 :.:


Fernando Py fala sobre Carlos Dummond de Andrade no CEDI
O pessoal do CEDI mandou avisar queno dia 25 próximo, às 19h30m, estará recebendo o escritor, poeta e tradutor Fernando Py. Fernando Py tem uma extensa obra poética publicada, além de inúmeros artigos e prefácios. É também um profundo conhecedor de Carlos Drummond de Andrade e Marcel Proust.
Nesse encontro, ele irá nos falar sobre o poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade.
O colégio CEDI fica na Rua da Imperatriz, 264, no centro de Petrópolis - RJ. O telefone para contato é (24)2237-6623. O CEDI pede que você confirme sua presença!

.:Marcos:.:22:38 :.:

domingo, setembro 15, 2002


Brinquedos interativos I
Conheça o Palácio Amarelo, em Petrópolis - RJ, e passeie com a lupa sobre a imagem. Clique nos botões + e - para alterar o grau de ampliação da lupa.
Para carregar em uma janelinha, clique AQUI (arquivo em Flash 5 com 126 Kb).

.:Marcos:.:23:16 :.:


Dinossauros eliminados por dois impactos profundos?


Cientistas estão investigando a possibilidade de que há 65 milhões de anos houve não apenas um, mas dois impactos simultâneos, ou quase, de cometas (e não asteróides) sobre a Terra.
Leia a matéria (em inglês) na Sky & Telescope.

.:Marcos:.:09:28 :.:


Blogverso brasileiro na Hot Wired
Com o título "In Brazil, Blog is Beautiful", a Wired News publicou um artigo sobre o surpreendente crescimento do universo blogger no Brasil, citando os mais de 16 mil usuários já registrados na versão tupiniquim do Blogger. O artigo cita também um comentário do nosso amigo Daniel Pádua, criador do blogChalking.
Dica enviada pelo Hélio, da CompuLand.

.:Marcos:.:00:53 :.:

sábado, setembro 14, 2002


Dourando e enfeitiçando a pílula
Bobagem... Mas ficar sabendo de tanta notícia ruim é uma delícia quando quem as apresenta tem o poder do feitiço no olhar.
Nem precisa gastar clique no botão "Contato". Não funciona... ;)
Peguei no Piores Blogs.

.:Marcos:.:17:06 :.:

sexta-feira, setembro 13, 2002


Conheça este blog!
Já conhecido de muita gente, mas nunca é demais apresentar: É o Joelhasso que jogou links pra cá também...

.:Marcos:.:23:04 :.:


A Telemar continua uma droga
Mantendo sua tradição de maus serviços, a Telemar continua oferecendo linhas com ruído, ridículas para quem precisa de acesso discado. Já processei uma vez, ganhei uma quantia considerável e acho que vou ter que processar de novo. Fazer o que?
Quem foi o traidor que privatizou o monopólio?

.:Marcos:.:19:11 :.:


Bravenet incomodando
Não sei se mais alguém percebeu, mas o sistema da Bravenet tem andado invasivo demais ultimamente. Hoje, por duas vezes, ao consultar minhas estatísticas, abriu-se uma daquelas janelas que ocupam todo o monitor, sem chances de fechar. Um botão disfarçado de "X", que deveria fechar a janela, jogou-me para um sítio de propaganda. Serviço de graça dá nisso. Vou ter que providenciar meu próprio sistema de estatísticas - e ainda nem concluí o sistema de comentários...

.:Marcos:.:13:49 :.:



Sexta-feira 13 - Dia de sorte

Três mais um são quatro. Quatro é um número difícil, dá trabalho. É matéria. Mas também é a base que sustenta tudo o que é material. Tem gente que acha que bom mesmo é do astral pra cima e se esquece que é na matéria, aqui, no batente, que se conquista - ou perde - o passaporte para esferas mais altas. Que bom que o quatro está presente e que estamos presentes no quatro. Sem o quatro, jamais chegaríamos ao sete.
Feliz sexta-feira 13 pra você e que o quatro lhe traga muito sucesso e trabalho.

.:Marcos:.:09:36 :.:

quinta-feira, setembro 12, 2002


Pesquisa sobre SPAM
A Câmara Americana de Comércio está realizando uma pesquisa sobre o tema SPAM, visando enviar a Brasília um documento com sugestões de modificações no Projeto de Lei que está tramitando no Congresso Nacional. Para isso, elaborou uma enquete para saber o que os usuários encaram como SPAM na Rede. Você pode (deve!!) participar da pesquisa, que ficará no ar até o dia 18/9/2002. Vai lá!
Pesquei a dica no Interney.

.:Marcos:.:21:06 :.:


Mundo Perfeito
Se você está cansado deste mundo, visite o Mundo Perfeito. Você vai gostar.

.:Marcos:.:11:58 :.:

quarta-feira, setembro 11, 2002


Blogs! começa a gerar bons frutos



A partir das informações apresentadas no livro Blogs! Seja um editor na era digital, Ricardo Tammela criou o blog Se Liga no CEDI, do Centro Educacional de Desenvolvimento Integrado e também o seu blog Conhecimento, sobre a tecnologia aplicada à educação.
Ambos os blogs apresentam, entre outras notícias interessantes, os projetos de robótica desenvolvidos com os alunos do colégio (foto).

.:Marcos:.:15:59 :.:

terça-feira, setembro 10, 2002


Tecnologia de teletransporte na Austrália

Vi outro dia na BBC News que uma equipe de cientistas australianos conseguiu teletransportar um raio laser de um lado para outro do laboratório, modulando ondas de rádio. O funcionamento do teletransporte é exatamente o mesmo que o apresentado na série de ficção científica Star Trek, ou seja, as partículas de laser são "destruídas" de um lado e "reconstruídas" do outro. Segundo os próprios cientistas que participaram do projeto, embora o experimento tenha sido feito a uma distância de um metro da origem do sinal até o destino, nada impede que o mesmo possa ser feito a quilômetros de distância.
Veja a matéria (em inglês) aqui.

.:Marcos:.:13:55 :.:

domingo, setembro 08, 2002


Do macrocosmo ao microcosmo

Núcleo do átomo de carbonoFaça uma viagem impressionante neste site, partindo de um ponto a 10 milhões de anos luz da Terra, passando por ampliações sucessivas, até chegar a um carvalho próximo aos prédios do National High Magnetic Field Laboratory, em Tallahassee, na Flórida. As ampliações continuam dentro de uma das folhas do carvalho, chegando até um mundo microscópico, revelando células, cromatina, DNA e, finalmente, mergulhando no universo subatômico de elétrons, prótons e quarks.

Para iniciar sua jornada, clique na imagem acima, que apresenta o núcleo de um átomo de carbono no interior de uma das folhas de um carvalho.

Esta dica foi deixada aqui no Multitudo por Alexandre Inagaki. Obrigado, Alexandre!!

.:Marcos:.:15:27 :.:

sexta-feira, setembro 06, 2002


Eu e a astronomia
Não, não sou astrônomo. Nem amador. Defino-me com um amante da astronomia. Astrônomos, profissionais ou amadores, e até mesmo outros amantes da astronomia, me olham de lado - é que gosto também de astroLOGia. Quer deixar um astrônomo quicando de raiva? Peça-o para fazer seu mapa astral e, se você for alguém de cabeça aberta e bem-informado de verdade, prepare-se para segurar o riso quando o coitado começar a dizer que astrologia é coisa de gente ignorante, embuste, atraso, etc.
Mas voltando ao eu e a astronomia, é, sim, paixão de criança. Dos tempos em que meu único instrumento de observação era a vista desarmada (ou olho nu mesmo... Sei lá, com essa palhaçada do politicamente correto, vai que me acusam de conteúdo pornográfico?!...). Era moleque e sonhava em poder botar as mãos (ou o olho) em um poderoso telescópio para ver buracos na Lua e os anéis de Saturno. As noites aqui na Serra instigam mesmo a imaginação - em áreas pouco iluminadas e em noites de lua nova, é possível perceber até mesmo a névoa que forma um caminho leitoso que atravessa o céu - sim, a Via Láctea, galáxia em cuja borda se encontra nosso planetinha.
O que eu não sabia mesmo era que a vista desarmada é o primeiro instrumento obrigatório de todos aqueles que desejam se iniciar nessa viagem maravilhosa que é a astronomia observacional. Muito mais tarde, comecei a reconhecer muitas coisas no céu noturno - planetas, estrelas, nebulosas, aglomerados, etc. - com a ajuda de alguns sofwares especiais. Não demorou muito, comprei um bom par de binóculos. Há cerca de dois anos, montei meu primeiro telescópio.
Li em algum lugar que é a maneira mais fascinante de olhar a face de Deus. E eu digo que é a melhor maneira de percebermos o quão patética é a arrogância humana diante da imensidão do Universo.

.:Marcos:.:22:28 :.:


Explosão de supernova

Imagem intrigante dos detritos lançados pela explosão de uma supernova na constelação da Cassiopéia. Foi observada pela primeira vez pelo astrônomo dinamarquês Tycho Brahe em 1572.
Uma supernova é uma estrela que, de uma hora para outra, adquire um brilho muito elevado, fenômeno este produzido por profundas transformações em seu interior. Neste processo, uma parte da estrela é lançada para fora em direção ao espaço, o que dá origem às nebulosas em expansão (fonte: Atlas Celeste, de Ronaldo Rogério de Freitas Mourão - Editora Vozes).
Clique na imagem para ler o artigo (em inglês) no site do observatório da Universidade de Harvard e para baixar a imagem nos formatos JPEG (86 k), Tiff (14 MB) e PS (6.7 MB).

.:Marcos:.:22:01 :.:

quinta-feira, setembro 05, 2002


Pérolas que a gente é obrigado a engolir
Em um programa sobre astronomia, em um desses canais educativos por assinatura:
"Primeira observação magnificada". Ui!...

.:Marcos:.:13:23 :.:


Blogs! divulgado no Vitrine
O livro Blogs! foi apresentado em uma das vinhetas do programa Vitrine, da TV Cultura, ontem, quarta-feira.
Obrigado!

.:Marcos:.:10:31 :.:


No posts
Botando a casa em dia e correndo atrás de trabalho, não sobrou tempo para os posts.

.:Marcos:.:10:28 :.:

segunda-feira, setembro 02, 2002


.: Brincadeira em Flash 2 :.



Eu dava meus primeiros passos na utilização da ferramenta, há mais ou menos uns 5 anos. Foi a primeira e única tirinha de um personagem que criei, o ETZão, que viveria se dando mal aqui no planeta dos macacos loucos.
Para ver a animação (32kb) em uma janelinha, clique aqui.

.:Marcos:.:09:15 :.:

ESGOTADO!
Blogs! Seja um editor na era digital
Este livro ensina como criar seu próprio blog, passo-a-passo, com muitas dicas e exemplos práticos.
Aqui!
Errata do livro

destaques