The best interface between you and your blog
águas passadas
visite no Brasil!
visite em Portugal!

sábado, agosto 31, 2002


Blogs! linkado pelo Rodrigo Rodrigues...
...do programa Vitrine, da TV Cultura. Rodrigo recebeu um exemplar, mas parece que o Tas o seqüestrou. De qualquer jeito, teve tempo de dar uma olhada e deu o seu recado. Obrigado, Rodrigo!

.:Marcos:.:21:55 :.:


Brasil visto do espaço

A Embrapa Monitoramento por Satélite criou uma série de CDs-ROM contendo imagens de todo o Brasil com precisão de até 10 metros. A coleção de CDs - um para cada estado - poderá ser comprada através do sítio da Embrapa, bastando que você faça um cadastro online para receber informações sobre quando os CDs estarão disponíveis.
Enquanto isso, você pode ir curtindo as imagens pela Internet mesmo, com a diferença que a versão on-line não apresenta a mesma qualidade e tem precisão menor, de 30 metros.
A imagem acima, reproduzida aqui com 30% do tamanho apresentado no sítio da Embrapa, corresponde à área da cidade de Petrópolis. Se você olhar com bastante atenção poderá me ver pela janela, sentado ao computador escrevendo este artigo. :-P

.:Marcos:.:21:06 :.:

sexta-feira, agosto 30, 2002


Li em algum lugar...
...que a gente sabe que chegou à meia-idade quando todo mundo que encontra se parece com alguém que a gente conhece.

.:Marcos:.:09:00 :.:


Tem petropolitana no blogverso!
Acabei de receber um e-mail da Maira Parula, que edita o Prosa Caótica, blog de literatura. Maira também é petropolitana. :-)

.:Marcos:.:08:48 :.:


Blogs! no Correio da Bahia
O Raphael Perret mandou avisar que seu blog foi divulgado no Correio da Bahia, comentando inclusive o destaque do lançamento do livro. Alô, Bahia!!

.:Marcos:.:08:44 :.:


O tempo e os músicos
Quando eu era criança, bandas tocavam nos coretos ou praças e conjuntos tocavam nos bailes. Mais tarde, grupos tocavam nos bailes e shows e as bandas ainda tocavam em bailes de carnaval. Agora, bandas tocam nos bailes e shows e as bandas de antigamente já quase não tocam mais.

.:Marcos:.:08:41 :.:

quinta-feira, agosto 29, 2002


Linkado por Dominique
Acho que ela ainda não sabe que seu blog saiu no livro... :)

.:Marcos:.:00:07 :.:

quarta-feira, agosto 28, 2002


Software gratuito para imagens 3D
Imagens tridimensionais, fotorealistas, criadas em programa gratuito

Que tal criar imagens tridimensinaois fotorealistas, podendo fazer seqüencias de imagens e montar animações, tudo isso com um software gratuito, disponível para download na Internet?
Softwares capazes de criar imagens desse tipo podem custar muitos dólares, como o 3D Sudio MAX. Mas o POV-Ray, que está na versào 3.5, é gratuito e muito poderoso e fácil de usar, disponível para download para as plataformas Windows, Linux e Macintosh.
O POV-Ray produz renderizações pelo método do ray-tracing, a partir de scripts, e possui recursos internos, definidos em arquivos INI pelo usuário, que permitem a criação de seqüências de animação.
Mas há um preço a pagar: você terá que aprender a linguagem de script utilizada pelo software para criar essas imagens.
Os quadros da GIF animada apresentada acima foram criados no POV-Ray for Windows, e a seqüência foi montada em um programa shareware de criação de GIFs animadas.
Veja abaixo o script responsável por um dos quadros da animação:


// Arquivo de Descrição de Cena para Persistence of Vision Ray Tracer
// Arquivo: esfera1.pov
// Versão: 3
// Descr: Quadro para animação
// Data: 28/08/2002
// Autor: Marcos Pinto

// ==== Includes Padrão do POV-Ray====
#include "colors.inc" // Definições de cores padrão
#include "textures.inc" // Definições de Texturas padrão
#include "consts.inc" // Constantes de índice de refração

#version 3.0
global_settings { assumed_gamma 2.2 }

camera {
location <0, 8, -15>
look_at <0, 1, 0>
angle 46
}

light_source { <10, 30, -20> color red 1 green 1 blue 1 }

plane
{
<0, -1, 0>, 0.1
pigment {checker White, Blue}
finish { ambient 0.2 diffuse 0.8 phong 1 }
}

// cria a forma da esfera
sphere
{
<0, 2, -2> // center of sphere
4 // raio da esfera
pigment { color red 1 green 0 blue 0 }
finish { ambient 0.2 diffuse 0.8 phong 1 reflection 0.5}
}

.:Marcos:.:09:09 :.:


Mais um blogueiro linkando o livro
O Raphael Perret me avisou por e-mail que ainda não encontrou o livro nas livrarias e perguntou se estaria disponível on-line. Sim. Rafa, clique na imagem do livro. Você pode comprá-lo diretamente da editora. Ou então clique aqui para ver as livrarias de sua cidade onde você poderá procurá-lo.
Obrigado, Raphael!

.:Marcos:.:08:15 :.:

terça-feira, agosto 27, 2002


Astrofotografia

Belíssimas criações a partir de fotos obtidas com telescópios no quintal da casa do casal de astrofotógrafos. Eles têm trabalhos premiados e suas fotos costumam ser usadas em publicações como as revistas Sky&Telescope e Astronomy, além de faturarem também testando telescópios de grandes fabricantes.
Segundo o casal conta no próprio sítio, aprenderam através de livros e tentativa e erro (e claro, muitos dólares em equipamentos).
Tudo muito bonito, mas vejo um sério porém neste tipo de trabalho: para quem não sabe o que é, acha que as fotos retratam imagems reais (excetuando-se coisas óbvias como a amostra deste artigo), o que não é verdade. Se você gastar um bom trocado em um telescópio astronômico, vai descobrir que aquelas cores maravilhosas das fotos do casal são coisa de Photoshop e cia ltda. Para ver imagens de verdade, visite o observatório mais próximo ou compre/faça você mesmo seu telescópio. Vale a pena. Palavra de amante da astronomia.
Clique na foto para ir à página principal do sítio.

.:Marcos:.:14:58 :.:


Dos tempos dos BBS...

Em terra de olho, quem tem cego... ERREI!

.:Marcos:.:13:35 :.:

segunda-feira, agosto 26, 2002


testando novo modelo................................................

.:Marcos:.:20:54 :.:


Flashback do dia
Ah, que saudades do Badfinger!! Escrevo este ao som de No Matter What.

.:Marcos:.:14:07 :.:


Blogs! na mídia de novo
Citado também no Blog News.

.:Marcos:.:09:10 :.:


Criação de conteúdo SWF com software gratuito
Como o assunto do momento é o software gratuito, vai aqui a dica: o software Macromedia Flash não é a única ferramenta disponível para criar aqueles efeitos e recursos interativos e multimídia do formato SWF: para quem não pode ou não quer investir nos caríssimos softwares comerciais, existe o Ming, um módulo da linguagem PHP que permite a criação de conteúdo vetorial multimídia compatível com o Flash, através de scripts, em qualquer plataforma, inclusive no Linux. Como nada neste mundo vem sem um preço, seu investimento terá que ser em programação; e quem já souber programar deverá conhecer muito bem a estrutura interna do Flash para conseguir fazer alguma coisa útil.
Mas isto é só o começo. Não duvido que logo, logo surja alguém disposto a desenvolver um software gratuito capaz de realizar as mesmas proezas simples sem que seja preciso saber programar: o criador do Ming disponíbilizou os fontes do módulo, criados em C++.

.:Marcos:.:09:09 :.:


É tão absurdo que dá vontade de rir...
...embora não tenha a menor graça:
"A new terrorist and nuclear weapons/ballistic missile threat may well come from an axis including Cuba's Fidel Castro, the Chavez regime in Venezuela and a newly elected radical president of Brazil, (...)".
Direto do The Washington Times.

.:Marcos:.:02:10 :.:

domingo, agosto 25, 2002


Usuário de Internet é mais bem preparado do que os de TV? Duvido...
Estava lendo o excelente artigo do Pedro Doria sobre a TV digital, quando me deparei com este trecho:


"Se um software da Microsof fuça o computador de qualquer um e fica disparando informação, ao menos o usuário é mais bem preparado. Televisão é diferente. Basta apertar uns botões".

Bem... Se isto fosse há uns, digamos, cinco anos atrás, poderia ser verdade. Mas hoje, com a transformação dos computadores em pouco mais do que meros eletrodomésticos de alta tecnologia e a popularização da Internet, o usuário médio da Web está longe de ser bem preparado.
Não é pouco freqüente ver usuários enrolados com o envio e recebimento de email, por exemplo. Pior, qualquer falso "alerta de vírus" mandando o inocente usuário apagar um importante arquivo do Windows é seguido à risca pela grande maioria dos destinatários da brincadeira que, logo em seguida, multiplicam a mensagem muitas vezes enviando a seus amigos, que repetem o erro. O nível de conhecimento técnico da grande maioria dos usuários da Grande Rede está caindo rapidamente. Quando a tal TV digital aportar por aqui provavelmente não haverá diferenças consideráveis entre os usuários desta e os da Internet.


.:Marcos:.:22:19 :.:


Livro Blogs! disponível também em Portugal
Aos amigos e parentes na terrinha: vocês podem comprar o livro em portugal, aqui.
Malu Duarte, que mora em Portugal, também avisou que A Gata das Pantufas linkou o livro. Obrigado! :)

.:Marcos:.:12:39 :.:


E por falar em 1984...
...livro de George Orwell que descreve um mundo onde todos são controlados pelo governo através de aparelhos de TV e câmaras onipresentes, veja só os trechos do artigo do Pedro Doria, ou o link para o artigo inteiro, no Repórter Mosca.

.:Marcos:.:12:18 :.:


Livros de graça online
Esta eu pesquei do Por um Punhado de Pixels.
Um site com muitos livros gratuitos. O problema é que não estão disponíveis para baixar em formatos como DOC ou PDF, mas são carregados na tela para você ler, com letras em branco sobre preto. Tudo bem, se você tiver um pouco de paciência, dá para copiar os fontes e depois tratá-los em algum software que retire as tags do HTML.
Entre as preciosidades (obviamente, no idioma original), encontrei 1984, de Geoge Orwell, que considero leitura obrigatória, ao lado de Animal Farm.
Veja em Textz.com.

.:Marcos:.:12:06 :.:


Proibidas as cintas mágicas que fazem perder a pança
Esta eu pesquei no Interney: Sabem aquelas cintas elétricas que dão choques para tonificar os músculos? Bem, foram proibidas. Pra mim, nem aquelas tranqueiras das propaganas, nem academias com música de retardado. Continuo preferindo minhas caminhadas ao ar livre.
Detalhes no Jornal da Lilian.


.:Marcos:.:11:49 :.:


Um dia elas farão tcham-tchum-tchof-vrrrummm-hoarrr?
Vocês lembram de quando lançaram pela primeira vez aqueles aparelhos de barbear que primeiro faziam tcham, depois tchum e tcham, tcham, tcham, tcham?! Eram bons, né? Por que será que, misteriosamente, foram ficando nem tão bons assim com o passar dos anos? Aí veio o que faz zuuummm... Resolvi experimentar e é realmente bom. Mas nada de excepcional. É somente tão bom quanto o que tinha só duas lâminas. Escreva aí: não demora muito e as três já lâminas já não serão lá essas coisas... E aí alguém vai lançar um com quatro... Ou um outro com três cujo formato ou fita de teflon ou qalquer outra coisa tornarem o barbear mais confortável. Ou, quem sabe, alguém vá acabar lançando um com UMA lâmina (precisa de mais, pra quê?)...
Meu chute: a diferença não está na quantidade de lâminas, mas na qualidade das mesmas. No lançamento de um novo produto, provavelmente capricham na qualidade, para conquistar os consumidorse. Depois vão relaxando, relaxando... E aí lançam um novo modelo, com a qualidade devolvida às lâminas, e você compra...
Será que é muito difícil barbear-se com uma navalha? :)

.:Marcos:.:11:36 :.:

sábado, agosto 24, 2002


Astronomo astrólogo
Quer matar um astrônomo de raiva? Peça para fazer seu mapa astral...

.:Marcos:.:21:24 :.:


Obrigado, galera!
Logo que souberam do lançamento, vários blogueiros divulgaram a novidadade. Muito obrigado!!
Até agora, o lançamento foi citado nos blogs abaixo. Se você souber de mais algum, please, update me. :)



.:Marcos:.:21:22 :.:


Pra quem gosta de fazer música em casa
Esta dica eu pesquei lá no Piores. Um software de criação de seqüências musicais (também conhecido como sequenciador). O artigo do Editor vem completo com links para os programas utilizados e um link para você baixar uma seqüência feita por ele... Com a voz dele no final.

.:Marcos:.:19:46 :.:


Peça musical do dia
A faixa chama-se 1974, do álbum Criaturas da Noite, do grupo brasileiro O Terço. Ouvi pela primeira vez na extinta Eldo Pop-FM no alto de uma montanha, mais especificamente o Castelinho, ou Morro Meu Castelo, em Petrópolis. Quando começou a rolar comentei - ué, parece Genesis, o que será isso? Um amigo me informou que era o tal grupo brasileiro. Bom tempos aqueles do rock progressivo nacional.

.:Marcos:.:19:33 :.:


Blogs! na mídia internacional... ui!
O Fausto, do Repórter Mosca, me mandou um email há pouco me avisando que meu livro foi cidado na mídia internacional.
Por esta eu não esperava... ;)



.:Marcos:.:19:25 :.:

sexta-feira, agosto 23, 2002


Daniel em cores protegendo-se com um livro
Daniel Pádua, criador do blogChalk, postou suas impressões sobre meu livro (obrigado!), com foto e tudo. Só não entendi do que ele está se escondendo.. :)
Abração, Daniel!

.:Marcos:.:21:40 :.:


Blogvsky corrigido
Obrigado, Daniel!
Basta a gente descuidar e usar algum programa mal-criado e pronto, transformar entidades em caracteres especiais... Vou ter que escrever uma rotininha para checar isso sempre que mexer no template..

.:Marcos:.:19:24 :.:


Errata
Sempre tem, né? Eu disse no livro que o Wumanity, de Rossana Fischer, foi um dos muitos blogs que aderiram à campanha anti-spam. Oops, errei!! Mil desculpas à Rossana. Na verdade, ela CRIOU a campanha e pôs fogo na turma para aderir ao movimento.

.:Marcos:.:19:03 :.:


Janelas pop-pop-pop..pop-up no Blogger!
Tem alguma coisa esquisita acontecendo lá na área de gerenciamento de arquivos do Blogger. Um clique no botão para atualizar tudo abre três janelinhas de atualização de uma só vez, com erro e tudo. Aparentemente, cumpre a tarefa assim mesmo.

.:Marcos:.:14:35 :.:


Globo.com voltou atrás
Acabei de saber que foi retirado do contrato do Blogger brazuca aquele trecho que dava a eles plenos direitos sobre o conteúdo lá postado.
E aí?... Podem mudar, não? Como funciona isso, alguém sabe? E se alguém vai lá, concorda, faz o blog e, mais tarde, o contrato é modificado? Ninguém assina nada, certo? Não há hard copy... Eu gostaria muito de saber como provar que o contrato que se clicoussinou (ui!) era diferente do atual...

.:Marcos:.:10:51 :.:


Diferenças no falar

Adoro sotaques. Sou um verdadeiro apaixonado. Seja qual for. Quanto mais diferente e esquisito, melhor. Talvez por ser meio português, meio carioca, meio mineiro. Talvez porque goste de melodias diferentes. Idéias diferentes. Modos de ser diferentes. Culturas diferentes. Histórias diferentes.
Me lembro muito bem da primeira vez que botei o pé fora do estado, quando criança. Fomos visitar parentes de minha mãe no interior de Minas. Logo ao descer do carro, as primeiras palavras que ouvi já me davam uma idéia do concerto que me aguardava. E não eram só melodias e pronúncias, eram também palavras do dia a dia para mim até então completamente desconhecidas.

Não me esqueço do dia em que me ofereceram mandioca à mesa e torci o nariz. Até então eu só conhecia como aipim. Um garoto viu meu olhar enviesado quando me chamou para jogar bilosca. Eu não sabia que era o mesmo que bolinha-de-gude. Lá descobri que soltar arraia era o mesmo que soltar papagaio, e soltar canoinha era o mesmo que soltar cotó. Mas, além da melodia, o que mais chamada a atenção era o S sibilado... Foi nessa época que descobri por quê minha mãe falava daquele jeito.

Dias depois fomos visitar uma fazenda, na mesma cidade. E lá as coisas ficaram ainda mais interessantes. A melodia era mais forte, mas carregada, as palavras se uniam, pareciam derreter-se misturando-se umas às outras. Uma festa. Lá estava eu tomando as minhas primeiras lições de sotaque caipira daquela região de Minas (Leopoldina). E a apenas alguns poucos quilômetros da cidade

O tempo foi passando e fui conhecendo outros modos de falar, outras melodias, outras histórias. Colegas da escola, do curso de inglês, gente que eu conhecia viajando. Paulistas, mineiros do sul de Minas, baianos. Mas foi em Taubaté que tive o contato mais contundente com esse tipo de diferença. A pronúncia do "R" parecia coisa de texano. No início pensei até que estivessem brincando comigo (santa ignorância!), mas quem acabou sendo motivo para brincadeiras fui eu mesmo. :)) Mas como não foi o pessoal de lá que começou, até que acabou sendo interessante. Lá estava uma menina australiana, que estava no Brasil fazia pouco tempo, fazendo intercâmbio, essas coisas. Depois de muito papo, ela virou-se para mim e disse: "O que há de errado com você? Você faz uns sons esquisitos entre as palavras".... No que outra garota comentou: "Não parece um rádio mal sintonizado?"... :-) Ela se referia aosh meush essesh.

Há um ano e pouco resolvi passear em Belém do Pará. Indo pra lá, imaginava que iria curtir um banho de imersão num sotaque carregado. De fato, falam diferente, mas, por ignorância, eu acreditava que fosse mais parecido com o que eu havia acostumado a ouvir na TV na época da febre das novelas com sotaque nordestino. Para minha surpresa, o "s" lá têm quase o meshmo som que o meu. Chiado. A influência da cultura portuguesa lá é forte, claro. Mais interessante ainda foi ouvir sons tão parecidos com os que ouvia quando criança, de minha avó paterna, portuguesa, com certeza. E até hoje não consegui imitar o som que fazem ao pronunciarem palavras com "nh" -- muito charmoso. E sempre achava engraçado (no bom sentido) quando alguém falava ao "tulefone".

Tempo bom foi quando trabalhava na biblioteca de um curso de inglês aqui em Petrópolis. O curso ficava ao lado da Catedral de São Pedro de Alcântara, um dos pontos turísticos daqui (o curso ainda está lá - é uma casa branca com janelas azuis). Na alta temporada de turismo, era freqüente a entrada de turistas no prédio do curso para pedir informações. E aí eu ouvia todo tipo de sotaque, um mais interessante do que outro. Não me esqueço mais do dia em que o hall foi invadido por uma turma de gaúchos, em busca de água quente para fazer chimarrão. Eu torci para que a água demorasse bastante a aquecer, porque achei aquele sotaque e aquela melodia deliciosos de ouvir. Quase pedi para voltar junto com eles. :)

Por outro lado, em algumas ocasiões senti na pele como, em plena era da comunicação global, ainda há preconceito baseado apenas no modo de se falar. Não sou carioca, moro no morro :-), mas bastou abrir a boca e chiar fora do meu terreiro e pronto, viro instantaneamente um carioca - às vezes mal recebido. Carioca, para mim, significa simpatia, estado de bem com a vida, descontração, e por aí vai. Mas para muita gente não é só isso. Muita gente que não conhece acha que também é sinônimo de "malandro", pilantragem e gozação. :-) Praticamente fui excluído de um canal de IRC de Curitiba depois que me identifiquei como sendo de Petrópolis, ***RJ***. Alguém lá "gritou": "Ih, tem carioca no canal". Pronto, acho que todo mundo ligou o "ignore" para meu nome no canal... E olha que eu nem eshtava chiando. :) Eu havia entrado lá porque visitei Curtiba e ADOREI a cidade.

Essas rixas são interessantes. Os mineiros de "Belzonte" não gostam muito do modo de falar dos mineiros de Juiz de Fora. Talvez porque metade dos juizforanos falem como eu, chiando. Até hoje não entendi o porque. Afinal, dentro do próprio estado do Rio, o S chiado só ocorre na cidade do Rio de Janeiro e nas cidades da região serrana (Petrópolis, Teresópolis e Friburgo). Nas demais cidades, o modo de falar se parece mais com o de mineiros.
E há também a questão da estética... Epa! Aí já é questão de gosto... Mas acredito que em certos casos o modo de pronunciar o S de paulistas e mineiros é mais apropriado, por exemplo, ao cantar, do que o dos cariocas. Acho mais bonito...

Em alguns casos, quando a diferença de sotaque e melodia se aliaram a outros fatores, como a falta de trato no falar mesmo, a coisa se complicou. Uma vez, quando fui conhecer a Ilha Grande (não como presidiário, talvez seja bom acrescentar :-)) ), que é aqui no Estado do Rio, fui perguntar a um homem o preço da barca...


- "Centos cruzeiro.. ". Disse com voz arrastada e sonolenta.
- Quanto?...
- Centos cruzeiro
- Desculpe, senhor; não entendi.
- Centos cruzeiro, pô!!.. (já irritado)


Fiquei sem saber quanto custava e desisti de perguntar. Na hora de pagar eu soube que eram DUzentos cruzeiros (Talvez uns 5 Reais hoje, sei lá; foi em 1984).

Em Carandaí, cidadezinha próxima a Barbacena, às vezes também é um pouco difícil entender quando quem fala pertence à parcela mais carente população. "Barracena" e "Belzonte" são algumas das cidades das redondezas.. :))

E nesse mar de sons e melodias bonitos e interessantes, tenho minhas preferências, minhas quedinhas. As mineiras sempre me fascinaram com o modo de falar. Mulher com sotaque de Porto Alegre é um charme só. Mineiros de algumas regiões dão gosto de ouvir. Paulistas, idem... Alguns mais, outros menos, depende da região... Ainda hei de conhecer mais desse Brasilzão e conhecer melhor outras melodias, outras combinações.
Assim como nos completamos uns aos outros aproveitando nossas diferenças, acredito que o modo de falar também possa contribuir para isso. O belo do diferente, do não lugar-comum, de algo que não sabemos fazer exatamente igual, por mais que tentemos imitar.

Por mais piegas que possa parecer, gosto muito de ouvir outros sotaques. E também acredito que foi nessa que acabei me interessando por outro idioma. Não foi porque alguém disse que era bonito ou porque era preciso saber. Foi amor à primeira audição. :-) Que acabou me lançando em outros mercados, em outros nichos, e que acabou me levando ao convívio com pessoas e idéias tão interessantes e diferentes.

.:Marcos:.:10:31 :.:

quinta-feira, agosto 22, 2002


O Multitudo foi linkado!
Este modesto rabiscoblog acaba de perder a virgindade. Fui linkado por nada menos que Rossana Fischer e Hiro.
Estou emocionado! Meus primeiros links!

.:Marcos:.:23:48 :.:


Obrigado de novo
Não, eu preciso dizer isso... Parece conta de mentiroso, mas este meu trabalhinho sobre Blogs é meu sétimo livro. De todos os meus filhotes, este com certeza é o que está trazendo mais surpresas - todas agradáveis. Em três dias recebi mais links do que em três anos de livros de Flash e assemelhados. Prova do que eu disse lá no livrinho: os blogs estão devolvendo à Internet seu lado humano, que havia sido roubado pelas grandes corporações que só querem vender, vender, vender... Tudo bem, a gente tem que pagar as contas no final do mês, todo mundo tem. Mas a quase morte da liberdade de expressão e a mania de controlarem o que dizemos estava me fazendo pensar no futuro da internet como uma nova forma de TV - chata, apenas útil, mas nem sempre.
Toda essa celeuma em torno dos contratos de Blogger.BR e IG me chamaram à atenção também para o detalhe: aqui já estão querendo botar controle no movimento. Fiquemos com os EUA, então, fazer o quê?... Até que alguem por aqui apareça nos deixando com os direitos do que fazemos. Acreditem, VAI apartecer.. ;)

.:Marcos:.:23:45 :.:


Canção da noite
Poeta é aquele ser cujo canal com a Fonte está aberto o suficiente para conseguir sintetizar em palavras o que só o coração ou o Eu Superior sabem sentir. Diz coisas que a gente quer dizer com a boca, a caneta ou o teclado, mas só consegue dizer com os olhos ou com a música. Quando não temos ninguém para ler nossos olhos e entender o que sentimos, nem sabemos tocar um instrumento com habilidade suficiente para extravasar o sentimento, costuma surgir na mente uma velha canção - com ou sem letra - que, como espelho, reflete exatamente o que sentimos.

Hoje eu ouvi Criaturas da Noite, do Terço. Coisas que a gente ouvia lá pelos idos de 1976.
Taí a letra.


As criaturas da noite
Num vôo calmo e pequeno
Procuram luz aonde secar
O peso de tanto sereno

Os habitantes da noite
Passam na minha varanda
São viajantes querendo chegar
Antes dos raios de sol

Eu te espero chegar
Vendo os bichos, sozinho na noite
Distração de quem quer esquecer
Do seu próprio destino

Me sinto triste de noite
Atrás da luz que não acho
Sou viajante querendo chegar
Antes dos raios de sol

.:Marcos:.:23:15 :.:


O contrato do Blogger americano diz...
***
6a. CONTENT OWNERSHIP
Unless stated otherwise for specific services, Member will retain copyright ownership and all related rights for information he or she publishes through Blogger or otherwise enters into Blogger-related services.
***
Ou seja, seu conteúdo é SEU. Seus direitos são mantidos.
Então, pra quê mudar pra cá se lá é melhor, heim?
A Globo provavelmente vai ter que rever isso...

.:Marcos:.:12:57 :.:


Bronca contra o blogger.com.br
Está dando o que falar este trecho do texto sobre Política de Utilização do Blogger.com.br:
###
A criação e disponibilização de um blog pelo Usuário utilizando o Serviço, confere à GLOBO.COM e suas empresas associadas, uma licença isenta de royalties, perpétua, irrevogável, não exclusiva, mundial e ilimitada para utilizar, copiar, modificar, transmitir, distribuir e exibir publicamente o blog do Usuário, bem como partes, conteúdo e qualquer classe de material do mesmo, em ações de marketing de divulgação do Serviço ou do Portal. Tal licença inclui a inserção do blog do Usuário em sistemas de busca na internet, a exclusivo critério da GLOBO.COM.
###
Peguei lá no Alfarrábio.

.:Marcos:.:11:40 :.:


Ai, minha orelha!
Acabei de tomar um puxão de orelha da Rossana Fischer, por e-mail, por não ter mencionado o Marketing Hacker no meu livro.
Eu sabia que isso iria acontecer!! Por isso mesmo, lá no livro, eu disse que tinham sido as partes mais difíceis de fazer. Já pressentindo isso, quase eliminei a parte do livro que apresenta alguns blogs, mas acabei optando por correr o risco para dar ao leitor que não sabe o que são blogs a oportunidade de dar uma espiada ao vivo e a cores.
Com certeza ainda vou levar outros puxões de orelhas por não ter incluído outros medalhões do blogverso brazuca (ou de fora...). De qualquer forma, o livro não é sobre blogs, mas sobre como criar um deles. :)

.:Marcos:.:11:29 :.:

quarta-feira, agosto 21, 2002


Blogverso no Vitrine
Acabei de ver o programa Vitrine, que vai ao ar toda quarta-feira, às 22:30, na TV Cultura. Além da presença da simpaticíssima Maria Paula e da notícia ma-ra-vi-lho-sa da volta da Maldita, uma matéria 10 sobre blogs e uma entrevista com o Cris Dias.
No meio da matéria, blog vai, blog vem, vi a capa do meu livro passando numa fração de segundo pela tela, quando mostraram o blog do Marcelo Cabral.
Quem me deu a dica do programa foi um dos apresentadores, Rodrigo Rodrigues. Pô, o que eu estava perdendo! Coisas de quem quase não assiste à TV.

.:Marcos:.:23:52 :.:


Submarino Interativo
Maravilhosa a dica do Nemo Nox. Demora um pouco para carregar (vocÊ vai precisar do plugin do Shockwave). Você navega um submarino por sobre ou sob o mar, com paisagens muito bem feitas.

.:Marcos:.:20:57 :.:


A volta da bendita Maldita!
A Fluminense voltou!!!! Não acredito!
Putz, vou ter que comprar um rádio... Eu tinha jogado o meu no lixo.. Porque só tinha idem.
A Fluminense é o melhor consolo para os viúvos da Eldo-Pop.

.:Marcos:.:16:59 :.:


Participando no blogchalking
This is my new blogchalk:
Brazil, Estado do Rio, Petrópolis, Morin, Portuguese, English, Marcos, Male :)

.:Marcos:.:15:52 :.:


Blogger Brazuca ainda com problemas.. Normal...
Acabei de testar o blogger brasileiro; deu alguns paus e o blog não foi para o ar...
Tente mais tarde...

.:Marcos:.:14:46 :.:


Encontro com Evan Williams - Criador do Blogger.com
Detalhes acabaram de sair no Terceira Base.

.:Marcos:.:14:02 :.:


Agradecimentos gerais
Gostaria de agradecer a todos os amigos editores de blogs pela ajuda que deram durante a preparação do meu livro e responderam a meus e-mails contando um pouco sobre a experiência de terem um blog. Este é meu primeiro livro em que não falo sobre Flash (aleluia) e foi uma experiência muito interessante. Espero poder bater um papo com muitos dos editores de quem aprendi a gostar através de seus blogs.
Um grande abraço para todos!

.:Marcos:.:13:51 :.:


Lançamento do meu livro
E saiu meu livro sobr Blogs. Olha, foi sem querer.. :) Fui o primeiro a lançar um livro sobre Flash no Brasil, em 1999, e agora sou o primeiro a escrever um livro sobre blogs no Brasil. Fazer o que? Acontece.. :)
Espero que editores e, pricipalmente, futuros editores, gostem.

.:Marcos:.:11:47 :.:

sexta-feira, agosto 16, 2002


Que semana louca!
O mais irônico é que parte da loucura da semana foi preenchida por assuntos relacionados a... Blogs!
Primeiro, retoques finais no meu livro. E mandar original, e pega pra revisar, e manda de novo... Segundo, uma surpresinha que estou preparando... Bem, com o link que incluí no livro, nem é assim tamanha surpresa... Quem for leitor atento vai achar o link perdido no meio das letrinhas e vai encontrar... E matar a charada.

Amanhã assisto aula (sim, eu ainda estudo, só páro quando morrer) de Design. Na verdade, um curso teórico de aperfeiçoamento. Como é que pode se aperfeiçoar algo que não se tem? Eu sei chondas de design e estou lá de gaiato. Quem sabe entra por osmose?

.:Marcos:.:19:07 :.:

terça-feira, agosto 13, 2002


Blogs corporativos?!
E não é que já tem gente querendo transformar blogs em profissão? Imagine só... O que você faz? Sou blogueiro trainee; blogueiro senior. Sou Financial blogging assistant. Anúncio: contratamos blogueiros com pelo menos 2 anos de experiência, bilíngüe, boa redação. Indispensável conhecimento de HTML. Flash desejável. Saber lidar com leitores chatos é um plus.

.:Marcos:.:22:15 :.:

ESGOTADO!
Blogs! Seja um editor na era digital
Este livro ensina como criar seu próprio blog, passo-a-passo, com muitas dicas e exemplos práticos.
Aqui!
Errata do livro

destaques